sexta-feira, 2 de julho de 2010

Objetos de Aprendizagem

Navegando pela internet em busca da definição para “Objetos de Aprendizagem”, concluí que estava utilizando o próprio.
Objeto de Aprendizagem é qualquer recurso digital e/ou tecnológico que sirva de suporte no aprendizado, que possa ser utilizado de diversas formas, por vários alunos e professores, com objetivos de incentivar tanto aluno como o professor no processo de ensino-aprendizagem.
É uma excelente ferramenta utilizada na modalidade de ensino à distância e também na presencial.
Para realizar esta pesquisa naveguei por vários sites: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/sala_de_aula_objaprendizagem.asp , http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/objeto_texto.mspx. Site é um objeto de aprendizagem. Utilizei o computador para digitar este texto. Computador é outro objeto de aprendizagem.
Aqui, no blog, publiquei um vídeo (“Amazônia, insônia do mundo”) que alerta para a preservação do nosso planeta. Este vídeo é um objeto de aprendizagem. E a música “Pela Internet”, de Giberto Gil? É outro objeto de aprendizagem.
A verdade é que os “Objetos de Aprendizagem” atualmente estão disponíveis de várias formas e praticamente acessíveis a todos professores e alunos, basta ser bem utilizado para se ter o objetivo alcançado.
Jogos virtuais educativos, músicas e vídeos, são instrumentos valiosos nas mãos de quem tem sede de ensinar e aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário